Um acidente com quatro vagões que transportavam 300 toneladas de milho ocorreu pouco depois das 13 horas de quarta-feira, em Hortolândia, e paralisou o tráfego da ferrovia. O trem, que seguia para o porto de Santos, sofreu o acidente na hora em que ava pelo córrego Jacuba, no bairro Vila Real, área central do município. O madeiramento da ponte não ou o peso da carga e cedeu. O primeiro dos quatro vagões descarrilou e os demais tombaram. O trem continha 72 vagões e todos os vagões continham milho.
Trabalho em uma construção aqui perto e vi o trem ar. De repente, só ouvi o estrondo, que foi muito forte. Corri para ver e os vagões já estavam virados, comenta o pedreiro Edcarlos Rosa, 31 anos.
A ALL (América Latina Logística), empresa que istra as ferrovias do estado de São Paulo, diz que a causa do acidente só poderá ser confirmada em um mês, após perícia técnica. Além da má conservação da ferrovia, outra hipótese levantada é a de falha mecânica no trem.
Presente ao local para evitar um tumulto, a Polícia Militar descartou uma ação planejada de saqueadores, como ocorreu em outras ocasiões em ferrovias da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Somente após o acidente é que algumas pessoas apareceram para pegar a carga que derramou. Foi um número inexpressivo e sequer será feito ocorrência policial, informou um dos policiais.
Durante toda a tarde, cerca de 40 funcionários da ALL trabalhavam na área para liberar as duas linhas férreas. Das 300 toneladas de milho (75 presente em cada vagão), 100 foram esparramadas pela malha, durante a remoção dos vagões. A expectativa era de que o tráfego fosse normalizado no final da noite.
Seja o primeiro a comentar