As estações Vila Prudente e Tamanduateí, da linha verde do Metrô, inauguradas no ano ado, aram a cobrar tarifa neste sábado (5). As estações, que operavam em horário reduzido, também ampliaram o atendimento aos ageiros.
A placa que fica na entrada da estação já informa os novos horários de funcionamento. Na Vila Prudente, o primeiro trem deste sábado começou a circular às 8h, meia hora antes do que de costume. A mudança de horário vale também para a Estação Tamanduateí. Mas as duas continuam fechando as portas às 17h. É a chamada operação assistida, quando as estações funcionam em horário reduzido.
As pessoas reclamam que as estações precisam abrir ainda mais cedo, a exemplo das outras da cidade, para poder chegar ao trabalho. Em fase de testes, as duas estações ainda terão um horário diferenciado. No final de abril ou começo de maio, no entanto, segundo o presidente do Metrô, Sergio Avelleda, as estações já funcionarão no horário de pico da manhã: abrirão às 4h40 e fecharão às 20h. E a ideia é que no segundo semestre elas funcionem em sistema integral.
Na linha amarela, só duas estações foram inaguradas: a Faria Lima e a Paulista, que também funcionam desde maio do ano ado em horário reduzido. Aos finais de semana, não abrem. A explicação é a mesma: testes.
De acordo com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, as estações Butantã e Pinheiros serão inauguradas ainda neste semestre. E as estações República e Luz até fim do ano, concluindo a primeira fase da Linha 4-Amarela.
Seja o primeiro a comentar