A Autoridade Ferroviária de Alta Velocidade da Califórnia, nos Estados Unidos, recomendou uma rota preferencial para o trecho de Merced a Fresno do sistema de trem de alta velocidade de 1.287 quilômetros do estado.
O percurso segue a leste, adjacente ao corredor Burlington Northern Santa Fe (BNSF), e inclui estações de trem no centro de Merced, entre a Martin Luther King Jr Way e a G Street, e no centro de Fresno, na Mariposa Street.
A recomendação da rota preferencial – escolhida entre cinco rotas alternativas de alinhamento norte-sul – desenvolve o segmento mais ao norte do Vale Central com respeito à construção.
A alternativa híbrida é paralela aos trilhos da Union Pacific e à State Route 99 entre Merced e Fresno.
A rota alternativa híbrida para todo o trecho de 105 quilômetros entre Merced e Fresno combina elementos de outras duas rotas identificadas na minuta do Relatório de Impacto Ambiental/Declaração de Impacto Ambiental (EIR/EIS).
Dan Leavitt, vice-diretor da Autoridade Ferroviária de Alta Velocidade da Califórnia, disse que essa rota híbrida não só tem os menores impactos globais como também é financeiramente razoável, economizando centenas de milhões em comparação às outras duas rotas.
Os engenheiros estimam que a rota Alternativa Híbrida custará R$ 1,77 bilhão menos do que a construção da linha ao longo da ferrovia da Union Pacific/State Route 99 e R$ 889 milhões menos do que a rota BNSF.
O conselho da Autoridade tomará uma atitude a respeito dessa recomendação na reunião do próximo dia 13 de dezembro, em Merced.
A autoridade recomendou que essa rota fosse identificada como a alternativa preferencial no EIR/EIS final, que agora está sendo preparado e programado para lançamento no início de 2012.
Os 38,62 quilômetros ao extremo sul ao longo da alternativa híbrida, da Ave 17 no Condado de Madera através da cidade de Fresno até a estação do centro, serão a primeira área de construção incluída no segmento de construção inicial de 209 quilômetros.
A Autoridade está desenvolvendo um sistema de trem de alta velocidade que vai da Baía de São Francisco a Los Angeles e Anaheim, e que operará a velocidades de até 354 km/h.
O sistema de trem completo se conectará a todos os grandes centros urbanos, incluindo Sacramento e San Diego, e a construção da infraestrutura inicial terá início no Vale Central em 2012.
Seja o primeiro a comentar