
A nova edição da Revista Ferroviária está disponível no site para s. A matéria de capa traz detalhes do complexo processo de concessão do Metrô BH, primeiro sistema que deve ser desmembrado da CBTU. O projeto, que envolve duas esferas de governo (federal e estadual), prevê expansão de linha e compra de novos trens.

Na seção Entrevista, o diretor-executivo da Plasser do Brasil, Victor Araújo, fala sobre o bom momento do mercado de equipamentos de manutenção de via e os 50 anos de atuação da empresa no Brasil. A reportagem especial da edição traz o estudo “Logística do agronegócio – Oportunidades e desafios“, assinado pelo engenheiro agrônomo Thiago Guilherme Péra e pelo engenheiro civil José Vicente Caixeta Filho, ambos do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (Esalq-Log) da Universidade
de São Paulo (USP). O documento traça a participação das ferrovias brasileiras no transporte de produtos agrícolas.

Em Mercado, o lançamento de duas tecnologias pela Frauscher: o sistema de supervisão de seção (Supervisor Track Section– STS) e o sistema de controle de contagem (Counting Head Control – CHC). Ambos proporcionam aumento de disponibilidade de sinalização e redução do tempo de trânsito das composições.

Na coluna Expressas, o ritmo lento das obras do monotrilho de Salvador, o suposto interesse do fundo árabe Mubadala no controle da SuperVia e os tatuzões da Acciona que estão debaixo d’água. Em Gente que faz diferença, os colaboradores que são destaques na Trensurb, Ferrovia Tereza Cristina e na Locofer.
A coluna de Sérgio Avelleda chega à sua segunda edição com um tema pertinente no setor de mobilidade urbana: a importância do trabalho de uma Autoridade Metropolitana, para a unificação do planejamento, gestão e operação dos sistemas. Na seção Artigo, Joubert Flores, presidente do Conselho istrativo da ANPTrilhos, fala sobre a Política Nacional do Transporte Ferroviário de ageiros (PNTFP), que entrou em consulta pública em janeiro. A Nota Técnica traz o artigo vencedor da categoria 03 do 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, intitulado “Modernização das opções de meios de pagamento para os clientes da CCR Metrô Bahia – rede credenciada”.
Em Estatísticas, o acumulado na movimentação de cargas e de ageiros de janeiro a outubro de 2021. No Arquivo Ferroviário, o Trem do Devoto , que opera turisticamente em Aparecida do Norte (SP), conectando a Cidade do Romeiro, próxima ao Santuário Nacional, e o Porto Itaguaçu, local onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 1717. Na Foto do Mês, a nova roupagem dos trens das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da TM, agora operadas pela ViaMobilidade, do grupo CCR. No Sumário, uma foto da operação do VLT Carioca numa das avenidas mais movimentadas do Centro do Rio.

A edição traz também um informe sobre o novo contrato da Ensco Rail, para a oferta de uma solução completa de inspeção ferroviária para a Estrada de Ferro Vitória a Minas, operada pela Vale.
Clique aqui para ler a edição.
Os s receberão em breve o exemplar impresso.
Apoie o Jornalismo Ferroviário
Desde a sua fundação, em janeiro de 1940, a Revista Ferroviária teve mais de 150,3 mil páginas impressas em mais de 900 edições.
Na era digital, foram mais de 32.526.935 visualizações de páginas no seu portal.
Se você ainda não é , faça agora a sua e já e a nova edição
Clique aqui e faça a sua
Seja o primeiro a comentar