Alavancagem da Vale está dentro da faixa em que a empresa costuma operar, diz Gustavo Pimenta

Valor Econômico – A alavancagem da Vale está dentro do “range” [faixa] em que a empresa costuma operar, nas palavras do presidente da empresa, Gustavo Pimenta. A alavancagem é o uso de dívidas – empréstimos, financiamentos – para financiar investimentos, com o objetivo de aumentar os retornos sobre o capital próprio. É um parâmetro usado pelo mercado para mensurar a saúde financeira de uma companhia.

Questionado pelo fato de a alavancagem da companhia, hoje, representar o dobro do que é observado em suas concorrentes, e sobre se classifica isso como saudável, Pimenta foi taxativo. “Sim, considero”. “Quando você olha o nível de alavancagem, ele é confortável, ele está dentro do ‘range’ que a gente opera”, disse.

“Normalmente, o primeiro trimestre é um primeiro trimestre mais, vamos dizer, alavancado, mas os números nos deixam muito confortáveis”, afirmou. “Usualmente [o primeiro trimestre] é um trimestre em que esse nível de alavancagem é um pouco mais alto, porque a gente paga dividendos, impostos, impostos federais”, emendou. “A nossa expectativa é que, ao longo do ano, isso se normalize”, disse.

O executivo fez as afirmações após palestra, na terceira edição do Web Summit Rio, evento de tecnologia e inovação que acontece na capital fluminense. O tema da palestra foi “Key Technologies for the future start with three letters: ore” ou “As principais tecnologias para o futuro começam com sete letras: minério” em tradução livre.

O Web Summit Rio ocorre até quarta-feira (30), no Riocentro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Mais de 34 mil pessoas são esperadas no evento.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/web-summit-rio/noticia/2025/04/29/alavancagem-da-vale-esta-dentro-da-faixa-em-que-a-empresa-costuma-operar-diz-gustavo-pimenta.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



6