Dilma: Xi Jinping deu sinal verde para ferrovia bioceânica

O Globo – Um dos projetos de infraestrutura que geram mais expectativa de investimento da China, a ferrovia bioceânica já recebeu a aprovação do presidente do país, Xi Jinping. A informação foi dada nesta quarta pela ex-presidente Dilma Rousseff, que hoje chefia o Novo Banco de Desenvolvimento, o banco dos Brics. O projeto é um antigo sonho, para criar uma ligação ferroviária do Brasil com o Pacífico de forma a facilitar e cortar os custos das exportações brasileiras destinadas ao mercado asiático, sobretudo a China.

— Ele falou que vai fazer. Ele sabe o que é importante para nós e nós sabemos o que é importante para eles. E quando ele diz que vai acontecer, as coisas acontecem — afirmou.

Segundo Dilma, Pequim é um parceiro natural para o projeto, principalmente depois da inauguração em novembro do Porto de Chancay, no Peru, que tem participação majoritária da estatal chinesa Cosco. O porto seria um dos destinos da ferrovia bioceânica. Não há alternativa para sua construção aos chineses, que têm tanto a capacidade técnica como o interesse na obra, disse Dilma. Ela não quis falar em prazos, afirmando que esse processo precisa obedecer seu próprio ritmo dentro do contexto das negociações entre Brasil e China.

A presidente, que vive em Xangai, ou os últimos dias em Pequim, onde participou da agenda do presidente Lula na capital chinesa. Dilma tem estado diretamente envolvida nas negociações com a China para o estabelecimento de parcerias e investimentos no Brasil. Um dos principais objetivos da visita de Lula era avançar em projetos de infraestrutura no Brasil com participação de empresas e capital da China.

Entre os acordos assinados ao fim da visita está um memorando de entendimento para promover condições de “sinergia” entre a iniciativa chinesa Cinturão e Rota (conhecida como “nova rota da seda”) e os programas de desenvolvimento do Brasil. Uma das áreas de cooperação é a de transporte, mas por enquanto não foi anunciado um projeto concreto para a ferrovia, que está sendo estudada há mais de uma década pelos governos brasileiros.

Fonte: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2025/05/14/dilma-xi-jinping-deu-sinal-verde-para-ferrovia-bioceanica.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



65