
A trajetória da Loram ao longo de 70 anos
Fundada em 1954, a Loram tem consolidado sua presença global com mais de 300 equipamentos de grande porte operando nas principais ferrovias de carga e ageiros ao redor do mundo. Atualmente, conta com subsidiárias na Austrália, Índia, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Brasil, sendo a unidade brasileira responsável por todas as operações na América do Sul e África.
Com um modelo de negócios além da fabricação, inovação e tecnologia, a empresa destaca-se também pela excelência na operação e manutenção dos equipamentos que desenvolve. Essa expertise operacional se reflete em uma participação ativa nas regiões onde atua, impulsionando a geração de empregos, fortalecendo a cadeia de suprimentos local e garantindo serviços de alto desempenho, com a máxima utilização de seus ativos.
Na vanguarda da inovação, a Loram integra sistemas inteligentes em suas máquinas, alinhando-se à Indústria 4.0, cuja abordagem garante maior produtividade, eficiência e flexibilidade operacional, além de possibilitar a tomada de decisões estratégicas baseadas em dados precisos. As soluções customizadas, desenvolvidas em consonância com as melhores práticas do setor ferroviário, contribuem para a modernização e otimização de processos, elevando os padrões de qualidade e desempenho.
O diretor-presidente da Loram, Murilo Martins, conta como as ações adotadas pela empresa contribuem para o aquecimento da cadeia nacional. “Apesar de nossa presença no Brasil desde 2002, quando realizamos a primeira entrega de um equipamento para a MRS Logística, foi em 2023 que iniciamos as operações no país no modelo de contrato Full-Service. Desde então, geramos aproximadamente 200 empregos diretos e indiretos, além de movimentarmos mais de R$30 milhões no desenvolvimento de fornecedores nacionais de peças e componentes”.

Martins explica também a importância da parceria com os fabricantes para que a demanda do setor possa ser atendida. “Com uma equipe de sourcing local, também trabalhamos em parceria com fabricantes brasileiros para atender à nossa demanda global, fortalecendo a indústria ferroviária nacional. A sustentabilidade do nosso negócio está diretamente ligada à nossa excelência operacional: garantimos 98% de disponibilidade dos equipamentos que operamos, maximizando a utilização de ativos de grande porte e entregando serviços de alto desempenho às ferrovias brasileiras. Em outras palavras, nossa eficiência operacional não apenas sustenta o modelo Full-Service, como também o torna economicamente viável para as ferrovias no Brasil”, pontua.
Através da integração de tecnologias como big data e inteligência artificial, é possível monitorar a saúde dos trilhos em tempo real, prever falhas, otimizar recursos e realizar manutenções de forma proativa. Essas tecnologias não apenas aumentam a eficiência operacional, mas também garantem maior segurança e disponibilidade da infraestrutura ferroviária, impulsionando o crescimento sustentável do setor. A Loram, que une tradição e inovação ao longo de sete décadas, oferece soluções de ponta aos seus clientes com a Indústria 4.0, que revoluciona a manutenção ferroviária.
Com um portfólio completo de soluções para a manutenção ferroviária, desde a inspeção de trilhos até a análise preditiva de falhas, a Loram conta com uma equipe altamente qualificada e equipamentos de última geração, garantindo a máxima eficiência e segurança nas operações. Com sua experiência global, combinada com a capacidade de adaptar as soluções às necessidades específicas de cada cliente, a Loram se fortalece todos os dias como um dos principais nomes do mercado de manutenção ferroviária.
Credibilidade internacional
A Loram atua como representante da Holland no Brasil, líder em soldas flash-butt, impulsionando a adoção da soldagem elétrica no país. Em um curto período, a parceria já demonstra resultados expressivos, com o fornecimento de quatro contêineres de solda neste período, sendo três deles para a Rumo e um para a Castilho.
Além dos equipamentos de solda elétrica, a parceria entre a Loram e a Holland também oferece ao mercado inovações tecnológicas, como o avançado sistema de inspeção de via da Holland, denominado Argus. Este sistema é capaz de medir com precisão todos os parâmetros da geometria da linha, além de analisar o perfil dos trilhos. A colaboração entre a Holland e a Loram proporciona ao mercado nacional o às melhores soluções em solda elétrica e inspeção de via, resultando em maior produtividade e segurança nas operações ferroviárias.
Uma parceria estratégica com a união da expertise global da Holland e o forte conhecimento do mercado brasileiro da Loram, que permite oferecer soluções completas e personalizadas, desde o fornecimento de equipamentos de última geração até o e técnico especializado. Juntas, com um vasto portfólio e cases de sucesso, estão comprometidas em impulsionar a modernização e a eficiência das ferrovias brasileiras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor.
A Loram assinou, ainda, o primeiro contrato na África, no Gabão. Uma parceria estratégica que permitirá oferecer soluções de ponta para modernizar a infraestrutura ferroviária do país, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região. Ao trabalhar em conjunto com parceiros locais, a fabricante visa entregar projetos de alta qualidade e valor, que atendam às mais altas expectativas do mercado local.

Atenta a cada detalhe, a equipe da empresa permaneceu no Gabão tendo como base operacional a capital, Libreville, entretanto, a inspeção avançou mais de 600 km além do litoral, atingindo a cidade de ville, no interior.
Para o gerente executivo da Loram, Leonardo Soares, responsável pelo projeto, o conhecimento adquirido nessa etapa inicial foi fundamental para o sucesso e para a construção de um relacionamento duradouro com o Gabão.
“A primeira coisa que vem à mente é a diferença de cultura e sua interferência nas atividades. Não é questão de certo ou errado, mas que cada projeto é único e precisa respeitar as diferenças culturais existentes em cada país. Todo novo projeto traz um grande número de informações que auxiliam a Loram para novos desafios”, conta.

Soares acredita que a sensibilidade cultural e a capacidade de adaptação são elementos-chave para o sucesso de projetos internacionais. “Ao trabalhar em estreita colaboração com parceiros locais e respeitar as particularidades culturais do Gabão, a Loram demonstra seu compromisso em construir pontes e gerar impacto positivo nas comunidades onde atua e essa parceria é apenas o começo de uma longa e frutífera jornada na África. A Loram está comprometida em levar sua expertise e tecnologia para outros países do continente, contribuindo para o desenvolvimento de infraestruturas ferroviárias modernas e eficientes”, conclui.
Rumo
Uma parceria que já dura uma década no modelo Full-Service e que apresenta resultado positivo, principalmente no que diz respeito à segurança. Segundo o diretor de manutenção de malha da empresa, Alexandre Jacob Alves, esta abordagem permite que o prestador de serviços possa utilizar toda sua expertise para otimizar as operações, garantir treinamentos eficazes e aprimorar processos de manutenção e gestão.
“O modelo Full-Service, amplamente adotado em ferrovias Heavy Haul na Europa, Austrália e Estados Unidos, oferece uma solução integrada que abrange operação, manutenção e propriedade de equipamentos. No Brasil, o modelo padrão é cada ferrovia adquirir seus próprios equipamentos, o que gera uma alavancagem gigantesca no setor, gerando impacto significativo na eficiência financeira”, explica.
Para o executivo, é uma oportunidade, ainda, de potencializar a competitividade no setor. “O foco no know-how do provedor facilita a redução de custos e o consumo de insumos, aumentando a produtividade e promovendo parcerias estratégicas com fornecedores qualificados. Esse novo modelo permite, inclusive, compartilhamento das grandes máquinas entre as ferrovias potencializando ainda mais a competitividade do modal ferroviário”.
As duas empresas consolidam uma jornada marcada pela inovação, segurança e excelência na manutenção de trilhos, mas não livre de desafios. Alves conta que dois deles foram os principais: cultural e estratégico. “O desafio cultural se relaciona com a adaptação dos operadores ferroviários, que tradicionalmente possuíam os equipamentos e experiência operacional, para um novo paradigma que requer uma gestão contratual mais robusta e confiança no prestador de serviços. O desafio estratégico diz respeito à construção de um modelo contratual de longo prazo e bem estruturado, em um ambiente de incertezas econômicas e ausência de referências de melhores práticas”.
Ele ainda fala que outro fator que dificulta a disseminação desse formato de prestação de serviço, é o modelo no qual as concessões estão sendo estabelecidas: “Em geral, a aquisição desses equipamentos são obrigações contratuais, impossibilitando ou dificultando os compartilhamentos eficientes desses recursos”.

Quando a Rumo e a Loram optaram pelo Full-Service, marcaram o setor ferroviário brasileiro. Contrato inédito, que permite que cada empresa realize com excelência suas especialidades. A Loram assumiu completa responsabilidade pelos serviços de esmerilhamento, otimizando a utilização dos equipamentos e garantindo a disponibilidade da esmerilhadora RG422, superior a 98%, quando e onde a Rumo mais necessitar. Cada uma focada em entregar o seu melhor e assim, juntas, oferecerem ao mercado um excelente resultado.
MRS Logística
As empresas seguem trilhando um caminho de inovação e compromisso com a excelência. Junto à Loram, a MRS em 2012 recebeu sua primeira esmerilhadora de alta produção, uma máquina de 90 rebolos, e que, em 2024, foi parte de um novo capítulo nesta história: começou com a transferência da operação dessa máquina para a Loram, sob um contrato de Operação e Manutenção (O&M) de três anos. Essa decisão estratégica visa garantir maior estabilidade e segurança às operações ferroviárias da MRS, otimizando a manutenção dos trilhos e prolongando a vida útil da infraestrutura.
E por falar em infraestrutura, a empresa segue ampliando sua capacidade operacional. Recentemente, foram inaugurados um posto avançado de manutenção em Barra do Piraí e a nova Oficina de Manutenção de Equipamentos no P1-07, reforçando o compromisso da MRS com eficiência, segurança e inovação no transporte ferroviário.
E não para por aí: a Loram entregará em 2026 duas modernas esmerilhadoras de trilhos. Equipadas com 90 e 24 rebolos, respectivamente, essas máquinas representam um investimento significativo em tecnologia e inovação, que permitirá à MRS otimizar seus processos de manutenção de via permanente, garantindo segurança e eficiência, o que vem reforçar o compromisso das duas empresas com o desenvolvimento do setor ferroviário brasileiro e com a busca por soluções cada vez mais eficientes e sustentáveis.
Com isso, as duas empresas impulsionaram a criação de diversos empregos diretos e indiretos. Técnicos, engenheiros, operadores e profissionais de manutenção foram demandados para operar e dar e às novas tecnologias, aquecendo o mercado de trabalho em diversas regiões, sem contar no desenvolvimento econômico local, que estimulou a criação de novas empresas e o fortalecimento da cadeia produtiva, gerando renda e movimentando a economia.
Procurada pela Revista Ferroviária, a MRS destacou o investimento contínuo na modernização de sua frota, adquirindo uma série de equipamentos voltados para a renovação da via permanente. Está prevista a chegada de novos caminhões de linha, socadoras e esmerilhadoras, além da implementação de programas de modernização da frota já existente.

VLI
Por meio de um modelo de Full-Service, com duração de 10 anos e com o modelo de máquina compartilhada, a Loram assumirá a responsabilidade completa não apenas pelos serviços de esmerilhamento da VLI, mas também pela disponibilização do ativo, utilizando a moderna esmerilhadora RGS26 que está programada para chegar ao Brasil no início de 2026.
O modelo cocriado com a VLI foi fundamental para a viabilização da parceria por customizar uma solução rígida para o tamanho e características adicionais da demanda, otimizando a utilização do equipamento ao dedicá-lo à VLI apenas nos meses em que a manutenção dos trilhos é necessária e disponibilizando a máquina para outros clientes nos demais períodos.
A colaboração entre Loram e VLI não se limita à operação da RGS26. Ela representa um compromisso de longo prazo com a segurança, manutenção, otimização e modernização da infraestrutura ferroviária brasileira. Ao adotar um modelo de Full-Service de 10 anos, a VLI garante a operação nos mais altos padrões técnicos da via, com previsibilidade e aderência ao planejamento estratégico. A Loram, por sua vez, investe em tecnologia de ponta e expertise técnica, contribuindo para a redução de custos operacionais e o aumento da segurança das operações ferroviárias.
Segurança e sustentabilidade
A segurança e a eficiência das operações ferroviárias foram beneficiadas com essas ações conjuntas. A expertise da Loram com as esmerilhadoras, aliada aos altos padrões de segurança, foram fundamentais para o sucesso dessas parcerias. Com a modernização da infraestrutura e a utilização de equipamentos de última geração, a parceria entre a MRS e a Loram contribuiu para reduzir o número de acidentes, aumentar a vida útil dos trilhos e otimizar a logística de transporte de cargas.
Segundo Rafael Araújo, diretor comercial da Loram, a empresa segue preparada para atender qualquer tipo de necessidade do mercado de manutenção ferroviária. “Um dos valores fundamentais da Loram é a excelência em tudo o que fazemos. Esse princípio guia diariamente o nosso relacionamento com os clientes e a execução de nossas operações, pois acreditamos que somente através da excelência conseguiremos manter o sucesso sustentável no longo prazo.”
O executivo diz que a Loram tem investido continuamente em inovação tecnológica para aprimorar suas soluções. “Novos investimentos incluem desde novos modelos de máquinas de grande porte, como as esmerilhadoras compactas (modelo RGX) e desguarnecedoras a vácuo mais flexíveis (modelo LTV), até tecnologias avançadas de inspeção de via, como o GPR (lastro), Aurora (dormentes) e o sistema Argus da Holland (inspeção geométrica). Adicionalmente, estamos fortalecendo as soluções para gerenciamento de atrito, oferecendo produtos específicos para lubrificação dos trilhos.”
A todo momento, Araújo reforça o compromisso da empresa com a excelência. “Estamos posicionados estrategicamente como uma empresa prestadora de serviços, e a Loram permanecerá reforçando seu compromisso em fornecer pacotes completos e integrados para a manutenção ferroviária, sempre com foco em segurança, competitividade e excelência operacional”, conta.

Ao longo deste ano, a empresa demonstrou sua capacidade de garantir a integridade dos trilhos e a segurança das operações, sem registrar nenhum incidente. Essa performance exemplar é fruto de um investimento contínuo em tecnologia, treinamento de equipes e adoção de práticas de segurança de classe mundial.
Por meio de sua assessoria, a MRS apontou que, para garantir a sustentabilidade operacional ao longo dos próximos anos de concessão, está modernizando seu parque de máquinas de manutenção com foco na eficiência e inovação. As novas máquinas contribuem diretamente para a melhoria da interação roda-trilho e das condições de e da via, resultando em maior eficiência e segurança operacional.
Essa modernização reduz a necessidade de manutenções não planejadas, diminui o consumo de materiais e aprimora a segurança da operação. Além disso, a incorporação de tecnologias inovadoras prolonga a vida útil dos trilhos, otimiza o uso de combustível, reduz a emissão de gases de efeito estufa, reforçando o compromisso da MRS com a sustentabilidade.

Segundo a MRS, a parceria com a Loram estimula o crescimento econômico nas regiões atendidas pela malha ferroviária, promovendo investimentos em infraestrutura e dinamizando o comércio local. Esses avanços resultam em benefícios diretos para as comunidades próximas à malha da MRS, melhorando a qualidade de vida e criando oportunidades sustentáveis para o futuro.
Em resumo, a parceria entre a MRS e a Loram representa um case de sucesso no setor ferroviário brasileiro, demonstrando como a inovação e o investimento em tecnologia podem gerar empregos, impulsionar a economia e contribuir para o desenvolvimento sustentável do país.
E por falar em sucesso, Loram e Rumo mostram como as empresas geram resultados positivos com total colaboração. Trabalharam em conjunto para desenvolver soluções personalizadas e eficientes para a manutenção dos trilhos, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços e a redução dos custos operacionais.
Com investimentos em tecnologia, inovação e segurança, assumiram um compromisso com a excelência operacional nos ativos de via permanente, que impactaram diretamente a vida útil dos trilhos ferroviários, elevando a confiabilidade da malha nacional e agregando um valor significativo à eficiência do modal no Brasil.
Para o diretor da Rumo, os resultados são significativos, positivos e promissores. “Os resultados operacionais mais relevantes incluem um aumento na produtividade e na qualidade dos serviços, o que para a Rumo se traduziu em uma redução de 30% na aplicação de trilhos, uma diminuição de 83% em defeitos superficiais e um aprimoramento na eficiência energética”, conta.
O executivo não hesita em mencionar o sucesso da parceria e acredita no crescimento desta união. “A Rumo considera a parceria um sucesso, destacando o crescimento conjunto e a realização de ajustes que beneficiam ambas as partes. Para o futuro, há perspectivas promissoras, como a expansão da oferta de capacidade, exemplificada pela sublocação do modelo contratual para a VLI, além da possibilidade de lançar novos contratos Full-Service voltados para soluções de manutenção de via com equipamentos de alta complexidade”, finaliza.
Seja o primeiro a comentar