CBN Recife – O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PI), do governo federal, autorizou a concessão da gestão, operação e manutenção de toda rede metroviária do Grande Recife para a iniciativa privada. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (22), por meio da Resolução PI nº 324.
Na publicação assinada pelo ministro das Cidades, Jader Filho, está previsto que o processo de transferência de toda operação para iniciativa privada aconteça por licitação, que será conduzida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Atualmente, o Metrô do Recife é gerido pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa pública estatal.
Em conjunto à outourga à iniciativa privada, a União vai transferir para o Governo de Pernambuco os bens imóveis e ativos necessários para o funcionamento do metrô, que conta com 37 estações e duas linhas: Centro e Sul. Até o momento, no entanto, ainda não há um prazo estabelecido para que todo o processo seja iniciado.
Seja o primeiro a comentar