Trens do TIC Sorocaba terão menor capacidade de transporte, aponta edital

Metrô TM – O TIC Eixo Oeste será a nova rota ferroviária que ligará São Paulo a Sorocaba. Um dos destaques são os novos trens que serão adquiridos pela futura concessionária e que deverão ter menos assentos, de acordo com o edital.

O site já fez uma análise sobre os novos trens que poderão ter configurações em modelo TUE ou push-pull. As composições também poderão adotar dois andares.

Uma curiosidade interessante é a capacidade dos trens. Uma composição do TIC Eixo Oeste deverá transportar ao menos 470 ageiros sentados. O comprimento máximo do trem é de 200 metros.

A título de comparação, os trens do TIC Campinas terão capacidade para 860 ageiros, 80% a mais do que o exigido no modelo de trem para Sorocaba.

Considerando que um carro tem comprimento estimado de 25 metros, entende-se que uma composição do TIC Sorocaba tenha até oito carros.

Comparando com as primeiras versões do TIC Campinas, os trens poderiam ter até 300 metros de comprimento (12 carros) com capacidade para 1.100 ageiros.

Os documentos da concessão estabelecem requisitos mais flexíveis quanto à formatação das composições. Caberá à concessionária a escolha do tipo de trem ideal, respeitando as determinações e regras do governo.

Fonte: https://www.metrotm.com.br/trens-do-tic-sorocaba-terao-menor-capacidade-de-transporte-aponta-edital/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



30