Diário do Rio – A linha de trem entre a cidade do Rio e Petrópolis pode retomar suas atividades, é o que estuda o Estado do Rio de Janeiro. De acordo com a BandNews FM, um levantamento de viabilidade financeira e técnica está sendo feito e, a iniciativa, já está sendo debatida por técnicos da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana.
Além de ser uma nova opção de transporte de ageiros, a linha também possui viés turístico. A ideia, segundo o titular da pasta Washington Reis, é aproveitar os trilhos já existentes a partir da estação Vila Inhomirim, em Magé, na Baixada Fluminense.
No mês que vem, Washington Reis deve ir à China para negociar a compra de novas barcas, ônibus elétricos, trens, metrô e VLT’s para implantação no sistema ferroviário. A informação foi confirmada pelo político à BandNews FM.
As extensões Guapimirim e Vila Inhomirim, que são conectadas ao ramal Saracuruna, circulam apenas com trens a diesel, as famosas “maria-fumaça”. A intenção do Governo do Rio é substituir os veículos por VLT’s, que também seriam utilizados na possível extensão para a cidade de Petrópolis.
Mais uma “brincadeira de ferromodelismo” desse governo. A via para Petropolis não existe mais em quase toda sua totalidade após Inhomirim. Qual a demanda (mesmo que turística) para fazer ressurgir essa ferrovia? Vamos ser realistas, façam investimentos para fazer o trabalhador chegar mais rápido ao local de trabalho e reduzir a emissão de gases. Ir a China para comprar equipamentos que podem ser fabricados no Brasil? Ridículo…Ao invés de ficar fazendo eios ao exterior devia ir conhecer a realidade do dia a dia dos transportes